o "segredo" da amamentação da Carminho

fevereiro 20, 2020

Quem nos segue no instagram acompanha bem de perto a nossa jornada de amamentação exclusiva, agora com quase 3 meses. Já por lá desabafei os erros cometidos na amamentação da Leonor e cada vez que o assunto é "tocado" o feedback é sempre o mesmo: mensagens "chovem" de experiências sempre idênticas.
Ora quando nós na vida identificamos que podemos melhorar algo fazemos o quê? Vamos à procura de melhorar!

E foi exatamente isso que fizemos! Ainda na gravidez fomos à procura da pessoa que nos poderia acompanhar, apoiar e informar nesta jornada. Amamentar realiza-me como mulher. Foi muito importante que o meu marido tivesse noção disto e estivesse tão bem informado e preparado quanto eu.

Vimos isto como uma missão da nossa família e agora, quase 3 meses depois, vos garanto que só assim faz sentido!



Vá, não há segredo nenhum na amamentação! O que há é pais informados. Ponto.

É obvio que tod@s nós, nas aulas de preparação para o parto, nos diferentes workshops que vamos durante a gravidez, etc sabemos que o leite materno é o melhor alimento para o nosso bebé, que a maminha é mais que alimento e todas as outras coisas… mas na "hora H", não pomos tudo em causa quando temos o nosso bebé pendurado na mama há 1h e passado meia hora volta a pedir maminha? Não pomos tudo em causa quando aprendemos que amamentar não dói e temos os mamilos em ferida?
Pois...

Sendo assim decidimos procurar uma pessoa - uma CAM - Conselheira em Aleitamento Materno - que nos desse este apoio informativo antes da Carminho nascer: ainda antes do nascimento preparar expectativas, equacionar cenários, esclarecer dúvidas, etc... No fundo tudo aquilo que precisávamos para o primeiro segundo de maminha com a bebé Carminho.

Tudoooooo isto foi colocado à prova quando a Carminho ficou mais tempo internada para fazer fototerapia. O apoio hospitalar é fundamental e espetacular… Contudo, de 8h em 8h horas, a cada mudança de turno, temos uma opinião diferente… ora aplique frio, ora aplique calor, ora extraia com a bomba, ora não extraia, ora dê suplemento ora não dê suplemento, etc etc...
E é aqui que temos que manter o foco. Escolhemos uma CAM e é nela que confiamos. É como escolher um pediatra… O que ele nos diz, nós fazemos certo? É igual :)

Este apoio inicial foi fundamental… pode ser feito no hospital ou no regresso a casa mas é a nossa salvação para as primeiras dúvidas ou dificuldades que possam surgir. Super confortável!

Neste momento é quem acolhe os meus desabafos, cansaço, insegurança e tudo tudo tudo o que diz respeito às minhas maminhas ehehe

Estamos junt@s a preparar o meu regresso ao trabalho para que consigamos o nosso primeiro objetivo enquanto família: amamentar a Carminho em exclusivo até aos 6 meses de idade.

Quem é perguntam vocês? É a Juliana Pereira da Rede Amamenta do Porto, que podem acompanhar aqui.



You Might Also Like

0 comentários